sábado, 9 de janeiro de 2010

Cabocla Jurema


Jurema deu um estrondo que toda a terra estremeceu

Acompanha os companheiros da Jurema.
Ô Juremê Juremá
É uma cabocla de pena
Filha de tupinambá
Rainha das águas e areias
Nunca atirou pra errar
É uma cabocla de pena.

Cabocla
Seu penacho é verde
Seu penacho é verde
É da cor do mar
É cor da Cabocla Jurema
À tarde...
Quando de volta da serra...
Os pés sujinhos de terra
Vejo a cabocla passar
As flores vem pra
Beira do caminho
Para ver aquele jeitinho
Que ela tem de caminhar
E quando...
Ela na rede adormece
O seio moreno esquece
Cobrem o colo de penas
Para ele...
Se agasalhar
A Noite...
Dos seus cabelos
Os brancos
São feitos de pirilampos
Que as estrelas...
Querem cegar
E as águas do rio
Que vão passando
Fitam seus olhos
Castanhos
Que já chegaram ao mar
Com ela dorme
Toda a natureza
Emudece a correnteza
Fica o céu
Todo apagado

Juremá, Linda Cabocla de Pena
Rainha da Macaiá
Ouve o meu Clamor.

Jurema me livra dos perigos e das maldades
Ô Cabocla, tu que és Rainha da folha
Nunca me deixe em falta
Que o teu bodoque seja sempre certeiro
Contra os que tentarem me destruir.

Jurema caminha comigo, ô Cabocla
E me ajuda nesta jornada da Terra.
Jurema que a sua força, junto com vosso Pai Caboclo Tupinambá
Me acompanhe hoje e sempre
Em nome de Zambi,
Salve a Cabocla Jurema!

Okê Arô, minha Cabocla…

Jurema, recebi o teu recado
Aqui me tens atendendo o teu chamado
Diante de ti, de joelho a teus pés,
Rainha da Mata Virgem
Jurema, eu sei que és.

Irmã de Oxalá,
Filha de Tupã,
Da linha de Oxossi,
E da legião de Utubatã.

Jupira, Jandira, Janaina e Iracema.
É a falange suprema.
Da linda cabocla Jurema.

Juremá, Linda Cabocla de Pena
Rainha da Macaiá
Ouve o meu clamor.
Jurema me livra dos perigos e das maldades
Ô Cabocla, tu que és Rainha da folha
Nunca me deixe em falta

Que o teu bodoque seja sempre certeiro
Contra os que tentarem me destruir.
Jurema caminha comigo, ô Cabocla
E me ajuda nesta jornada da Terra.

Minha querida Cabocla Jurema, oceano de bondade,
manifestação suprema da fé e
do amor de Deus para com seus filhos.
a praia é a sua morada, habitat onde renovamos nossas energias.
Irradie sempre sua Luz, em todas as direções

Creio na tua presença a cada nova aurora, marcante, definitiva,
promovendo nosso encontro com a felicidade interior

Ajudai-nos a ver as pedras em nossos caminhos como lições de vida,
mas que possam ser vencidas uma a uma, dia a dia, passo a passo,
através da tua orientação.
que cada amanhecer seja um novo recomeço e possa minha alma conduzir-
se rumo à tua energia

Tuas palavras são marcas luminosas que preenchem as lacunas de meu
coração.
que nos momentos de solidão e cansaço seja merecedor de tua mão
amiga, lembrando-me que tudo passa e se transforma quando a alma é
grande e generosa.

Que no sono reparador minha alma voe contente, nas asas da
espiritualidade consciente, para que eu possa perceber a ternura
invisível tocando o centro de meu ser eterno.
Que a suave brisa de tua vibração me acompanhe, na terra ou no
espaço, como uma inigualável força invisível espargindo fluidos de
amor.

Querida Cabocla, presença Divina do inexplicável, transformai nossos
dramas em luz, as tristezas em celebração e nossos passos cansados em
dança renovadora.

O tempo se vai, mas algo sempre guardarei,
a tua presença, que um dia encontrei…
a sua força, a sua presença e a sua proteção!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário